Com objetivo de comprovar a qualidade das cultivares de forrageiras, em 2012 a PGW Sementes firmou o acordo de avaliação das cultivares com a Fundação ABC, reconhecida instituição de pesquisa do Estado do Paraná. No primeiro ano a PGW Sementes enviou cinco cultivares de Azevéns (Lolium multiflorum) para avaliação, KLM 138, Winter Star, INIA Titan, INIA Bakarat, além do LE 284. Já em 2013 acrescentamos a cultivar INIA Escorpio aos ensaios. As nossas cultivares foram avaliadas em condições semelhantes aos de outros materiais, algumas delas ainda não registradas no Brasil.

As condições climáticas variam de ano para ano e de local para local, assim, para se realizar uma avaliação correta das diferentes cultivares é fundamental realizamos testes com repetições no tempo e no espaço. Desta forma, damos prosseguimento à newsletter de 2013 que comentava os resultados do primeiro ano da avalição de cultivares.

Com base nos resultados de dois anos de ensaios e em dois locais distintos montamos o gráfico abaixo e constatamos que as cultivares de Azevém da PGW Sementes seguem apresentando os melhores resultados, tanto de produção de massa de forragem como de leite por hectare.

O primeiro gráfico mostra que ao levar em conta os resultados de dois anos e em duas localidade os Azevéns KLM 138 e Winter Star se mostram como os mais produtivos, provando serem as melhores opções de ciclo longo e médio, respectivamente.

O segundo gráfico apresenta a estimativa da produção de leite baseado nos resultados de produção de matéria seca e percentual de proteína bruta. Neste sentido, se destacam os azevéns de ciclo longo KLM 138 e INIA Titan, e o azevém de ciclo médio Winter Star.

Ao avaliar a qualidade da forragem de um mesmo volume de matéria seca das diferentes cultivares, sem levar em conta a produção de forragem por hectare, comprova-se a superioridade da qualidade bromatológica dos Azevéns INIA Titan e KLM 138. Ao analisar os Azevéns ciclo médio, a diferença é pouco significativa.

Acreditamos que uma boa pastagem precisa ter três características: produtividade, qualidade e persistência. Através desse estudo, seguimos confiantes no trabalho realizado e seguros de que oferecemos o melhor em opções forrageiras para uma pecuária competitiva na região sul do Brasil.

 

Algumas percepções sobre as cultivares:

  • Winter Star: Entre as cultivares de ciclo curto e médio, o Winter Star é aquela com maior produtividade no período do outono-inverno. Confirmando ser a melhor opção para sistemas de integração-lavoura-pecuária em rotações com culturas de verão.
  • INIA Titan: Cultivar com a melhor qualidade bromatólogica do mercado e uma excelente opção de azevém ciclo longo.
  • INIA Escorpio: Esta cultivar não consta neste estudo pois só foi testada apartir de 2013. Os resultados deste ano já apontam a superioridade deste novo material nos quesitos qualidade e produtividades.
  • KLM 138: O Azevém completo, com ciclo mais longo do mercado, apresenta excelente qualidade bromatólogica e alta produção de forragem. Entre todas as cultivares avaliadas em todos locais e anos, o Azevém KLM 138 prova ser a melhor cultivar do mercado.
  • INIA Bakarat: Entre as cultivares diplóides, foi a com os melhores resultados de produção de leite e qualidade de forragem.

Mais informações das cultivares de azevém clique aqui.

Autor: Eng. Agr. Rubens Cherubini Alves.